Durante a visita, foram detalhados os procedimentos e serviços da OGE.
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE) recebeu os estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde com temática da Equidade (PET Saúde Equidade), desenvolvido por meio de parceria da Secretaria da Saúde (Sesapi) e Universidade Federal do Piauí (UFPI). Os alunos, acadêmicos de Farmácia, Educação Física, Odontologia, Enfermagem, Ciências Sociais e Medicina Veterinária, foram acompanhados pela preceptora Ialane Dantas, representando a Ouvidoria Setorial da Sesapi.
Durante a visita, o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, elucidou dúvidas sobre o funcionamento da ouvidoria pública e detalhou os procedimentos e serviços da OGE. “Essa interação é fundamental para fortalecer o vínculo entre a academia e o serviço público, preparando futuros profissionais para uma atuação ética e eficiente no SUS”, destacou o gestor.
A preceptora do programa expressou satisfação em participar da iniciativa. “É um grande orgulho poder fazer parte como preceptora desse Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde Equidade), pois assim, podemos agregar nosso corpo estudantil ao sistema de trabalho público. As manifestações nas ouvidorias do Estado vêm crescendo a cada dia, isso prova que estamos no caminho certo, divulgando nosso trabalho e atendendo ao público de forma diferenciada”, ressaltou Ialane Dantas.
PET – Saúde Equidade
A Secretaria da Saúde (Sesapi) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançaram recentemente o Projeto de Educação pelo Trabalho (PET) para a saúde com temática da equidade. A iniciativa visa fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa busca desenvolver ações de educação pelo trabalho para a saúde, promovendo a valorização e inclusão das trabalhadoras e futuros profissionais no âmbito do SUS. As atividades visam à equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e atenção às pessoas com deficiências, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação na área da saúde.
A iniciativa se destaca pela promoção da equidade e pelo enfrentamento à discriminação, contribuindo para a saúde mental e bem-estar dos profissionais e estudantes envolvidos.