A marca de 17.674 representa um número maior que o total registrado nos últimos quatro anos, um salto notável de 1.560%.
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) divulgou o Boletim de Indicadores de 2023, com informações relativas aos dados e ações do órgão durante o ano passado. Foram registradas 17.674 manifestações no Sistema de Ouvidoria do Estado. Este número inclui os registros feitos por meio dos canais de atendimento da OGE-PI e das Ouvidorias Setoriais.
A marca de 17.674 manifestações representa um número maior que o total registrado nos últimos quatro anos, um salto notável de 1.560% na quantidade de manifestações, levando em consideração os anos anteriores. Em 2019, foram recebidas 1.062 manifestações; em 2020, foram 2.772 registros; em 2021, foram contabilizados 4.303; e em 2022 registrou 8.784 manifestações.
Nos canais de atendimento da OGE/PI foram registradas 6.657 manifestações, 1.535% maior que em 2022, com apenas 397 registros. Vale ressaltar que 100% foram respondidas dentro do prazo, com um tempo médio de 3,03 dias para resposta, abaixo dos 30 dias previstos em lei.
O Boletim de Indicadores tem o objetivo de apresentar a quantidade de manifestações e detalhar os tipos de manifestações, que incluem sugestões, denúncias, reclamações, elogios e solicitações. Além disso, o documento disponibiliza informações gerais sobre as ações da OGE/PI em 2023.
No decorrer do ano de 2023, a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) vivenciou um período de notáveis realizações, reforçando seu papel importante como instrumento de cidadania e participação social. O Ouvidor-Geral do Estado, Raimundo Dutra, destaca que o aumento expressivo no número de manifestações reflete a confiança crescente da sociedade no papel da OGE/PI e o engajamento dos cidadãos no Sistema de Ouvidoria. Tendência que indica uma percepção mais apurada da importância de influenciar nas decisões e políticas públicas, fortalecendo a democracia participativa e demonstrando o trabalho efetivo realizado pela OGE-PI e pelas Ouvidorias Setoriais.
O Boletim disponibiliza um ranking das Ouvidorias Setoriais que mais receberam manifestações da população. O Estado conta com 23 Ouvidorias Setoriais, todas integradas à Rede de Ouvidorias Setoriais, sob a coordenação da OGE/PI, órgão vinculado à Secretaria de Governo (SEGOV).
Confira o boletim completo: https://portal.pi.gov.br/segov/boletins-e-relatorios/
Canais de Ouvidoria
A população pode realizar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios pelos seguintes canais da OGE:
• Disque 162
• Presencialmente (Prédio da CGE/ATI, localizado no Centro Administrativo em Teresina)
• WhatsApp: (86) 99544-7924
• Fala.BR: falabr.cgu.gov.br
• E-mail: atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br