Com a presença da conselheira do TCE-PI, Flora Izabel, e da superintendente de Direitos Humanos da SASC, Sônia Terra, o evento discutiu participação e controle social na construção de políticas públicas.
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) realizou, nesta quarta-feira (20), a 8ª edição do Café com Ouvidoria, projeto que busca promover diálogos sobre ouvidoria, cidadania, direitos humanos e participação social. Nesta edição, o tema em destaque foi “Participação e Controle Social: a escuta ativa como instrumento de cidadania”.
As convidadas desta edição foram a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e ex-deputada estadual, Flora Izabel, e a superintendente de Direitos Humanos da Secretaria do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Sasc), Sônia Terra.
O ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, destacou a relevância do encontro. “O Café com Ouvidoria tem se consolidado como um espaço de escuta, aprendizado e diálogo. Nesta edição, reforçamos a importância da escuta ativa como ferramenta essencial para fortalecer a cidadania e aproximar o Estado da população”, afirmou.

A conselheira Flora Izabel ressaltou que a participação social é um direito fundamental. “A cidadania plena se constrói quando o cidadão é ouvido e tem participação efetiva nas decisões públicas. A escuta ativa é um dos caminhos mais eficazes para garantir transparência e confiança entre sociedade e gestão pública”, pontuou.

Já a superintendente da Sasc, Sônia Terra, trouxe um olhar voltado para os direitos humanos. “Ouvir com atenção e respeito é reconhecer a diversidade de vozes e realidades do nosso povo. A escuta ativa é um ato de humanidade, que deve orientar a construção de políticas públicas inclusivas e justas”, destacou.
