Ouvidoria Geral do Estado – OGE

Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí registra mais de 6 mil manifestações no 2º trimestre de 2024

Mais de 50% das manifestações são do tipo solicitações, indicando que os cidadãos buscam informações sobre os serviços do Governo.

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE) divulgou o 2º Boletim de Indicadores de 2024, contendo as informações relativas ao 2º trimestre deste ano. Durante esse período, foi registrado o total de 6.600 manifestações no Sistema de Ouvidoria do Governo do Estado. Este número inclui os registros feitos por meio dos canais de atendimento da OGE e das Ouvidorias Setoriais.

Em abril, a OGE recebeu 2.286 registros; em maio, 1.632; e em junho, 2.682 manifestações. Deste número, 57% são do tipo solicitações, indicando que os cidadãos buscam informações sobre os serviços do Governo. As reclamações representam 16% das manifestações. De acordo com o boletim, os registros feitos por meio do Disk 162 e WhatsApp somam 26%, o que indica que muitas pessoas buscam formas mais ágeis de se comunicar com a Ouvidoria. No entanto, 71% das manifestações foram feitas de forma presencial, mostrando a preferência da população pelo contato direto via Ouvidoria Ativa.

O Boletim de Indicadores tem o objetivo de apresentar a quantidade e os tipos de manifestações, que incluem sugestões, denúncias, reclamações, elogios e solicitações. Além disso, o documento disponibiliza informações sobre o número de manifestações registradas nas Ouvidorias Setoriais, os canais de atendimento mais utilizados e as ações realizadas ao longo do trimestre.

A OGE tem trabalhado para se aproximar cada vez mais da população, fortalecendo seu papel de mediadora entre a gestão pública e a sociedade. “A Ouvidoria-Geral do Estado tem se empenhado em criar canais de comunicação cada vez mais acessíveis e eficientes para atender as demandas da população. Estamos comprometidos em ouvir e acolher as necessidades dos cidadãos, buscando sempre a melhoria contínua dos serviços públicos”, pontuou o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra.

O Boletim de Indicadores também disponibiliza um ranking das Ouvidorias Setoriais que mais receberam manifestações da população. Isso demonstra que o volume de manifestações está diretamente relacionado a uma maior participação social na gestão pública. Atualmente, o Estado conta com 28 Ouvidorias Setoriais, todas integradas e coordenadas pela OGE.

Confira aqui o boletim completo

Canais de Ouvidoria
A população pode realizar, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios pelos seguintes canais da OGE:

•               Disque 162
                 •               WhatsApp: (86) 99544-7924