Encontro reuniu ouvidorias setoriais dos órgãos parceiros para alinhar estratégias de atendimento no Projeto Pilares II
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) e a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizaram, nesta quarta-feira (17), uma capacitação voltada ao alinhamento e fortalecimento do atendimento aos cidadãos no âmbito do Projeto Pilares II. O encontro ocorreu na sala de treinamento da OGE e reuniu representantes de ouvidorias setoriais e órgãos parceiros.
A atividade contou com a apresentação da especialista em Gestão Social da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Juliana Macedo Portela, que destacou os principais objetivos do projeto e orientou sobre a forma adequada de classificar, compreender e encaminhar as manifestações dos beneficiários ou potencialmente atingidos.

Participaram da capacitação Aryelle Abreu Mello, ouvidora setorial da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF); Maria Gorete Gonzaga, ouvidora setorial do Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi); Emanuel do Bonfim Veloso Filho, ouvidor setorial da Seplan; e Glauco Nogueira, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo o Ouvidor-Geral do Estado, Raimundo Dutra, a capacitação é um passo fundamental para assegurar a correta escuta e encaminhamento das demandas. “O Projeto Pilares II tem impacto direto sobre comunidades e cidadãos. Por isso, é essencial que as equipes de atendimento estejam preparadas para lidar com as manifestações, garantindo acolhimento, transparência e eficiência no processo”, destacou.

Com iniciativas como essa, a Ouvidoria-Geral reforça seu compromisso em fortalecer a rede de ouvidorias, aprimorar o diálogo com a sociedade e garantir respostas qualificadas às demandas apresentadas pelos piauienses.
Sobre o projeto
O projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social tem como objetivo garantir a segurança fundiária dos agricultores familiares, ampliar a adoção de práticas agrícolas sustentáveis e climaticamente inteligentes, além de fortalecer a gestão dos recursos naturais em territórios selecionados, como a Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Entre Rios, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras.
O Pilares II também visa fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural para as Organizações dos Agricultores Familiares e povos e comunidades tradicionais, além de melhorar a gestão dos recursos hídricos, promover a recuperação e proteção de nascentes e prevenir, controlar e manejar incêndios florestais. Também há apoio à regularização ambiental rural de imóveis da agricultura familiar.