Ouvidoria Geral do Estado – OGE

Ouvidoria-Geral do Estado registrou mais de 25 mil manifestações em 2025

Compartilhar:

A maioria das manifestações ocorreu de forma presencial (62%), seguida pelo telefone (18%) e WhatsApp (17%).

Durante o ano de 2025, o Sistema de Ouvidoria do Governo do Piauí registrou 25.696 manifestações em 2025, número que reforça o crescimento contínuo do engajamento da população com os canais de participação cidadã e controle social. O número representa um aumento de 31,7% em 2025, em comparação ao ano de 2024. O crescimento é atribuído, principalmente, à intensificação das ações de Ouvidoria Ativa, estratégia que aproxima os serviços da população por meio de atendimentos presenciais em feiras, eventos públicos e espaços de grande circulação.

Os dados fazem parte do Boletim Anual, da Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI), que reúne os principais dados, resultados e ações desenvolvidas ao longo do ano de 2025, consolidando a OGE/PI como um instrumento eficaz de interação entre o Governo do Estado e a sociedade piauiense.

(Foto: Ascom OGE-PI)

O boletim também detalha os canais de acesso utilizados pela população em 2025. O atendimento presencial concentrou 62% das manifestações, evidenciando a eficácia da Ouvidoria Ativa. O telefone foi responsável por 18% dos registros, seguido pelo WhatsApp, com 17%. O e-mail representou 2% e a Plataforma Fala.BR, 1%, utilizada principalmente por cidadãos com maior familiaridade com ambientes digitais governamentais.

Essa distribuição reforça a importância da estratégia multicanal adotada pela OGE-PI, que combina ações presenciais com meios tradicionais e digitais, garantindo acessibilidade a diferentes perfis da população.

Quanto à natureza das manifestações, as solicitações lideraram com 14.970 registros (58%), seguidas por reclamações(4.763 – 19%), elogios (2.624 – 10%), denúncias (2.383 – 9%) e sugestões (632 – 2%). Outras 324 manifestações foram arquivadas por critérios técnicos.

O Ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, destacou que o Boletim Anual 2025 é o reflexo de um trabalho contínuo de fortalecimento da escuta cidadã no Piauí. “Os dados demonstram que a população confia cada vez mais na Ouvidoria como um canal legítimo de diálogo com o Governo do Estado. Ampliamos as ações de ouvidoria ativa, aproximamos nossos serviços da população, sempre com o compromisso de transformar as manifestações recebidas em melhorias concretas nos serviços públicos”. 

Ações e projetos desenvolvidos

O boletim destaca ainda as principais ações realizadas ao longo do ano. A Ouvidoria Ativa contou com 26 edições, alcançando 15 municípios e registrando 10.907 manifestações, em parceria com iniciativas como Justiça Itinerante, Diálogos pelo Piauí, Câmara em Ação e Ouvidoria na Praça.

Já o projeto Ouvidoria na Escola percorreu 16 municípios, passou por 24 escolas da rede estadual e alcançou 1.861 estudantes em 2025, totalizando mais de 3.300 alunos impactados desde sua criação.

Na área de comunicação institucional, foram consolidados o programa de rádio Momento Ouvidoria, que chegou à marca de 100 episódios na Rádio Antares, e lançado o podcast Momento Ouvidoria, em parceria com a TV Garrincha. Projetos como Café com Ouvidoria, Cine Ouvidoria e o Ouvidoria no Parque ampliaram o diálogo direto com a sociedade.

A OGE-PI também produziu relatórios temáticos, como o Relatório Gênero, Raça e Demandas Sociais nas Ouvidorias Itinerantes e o Relatório Vozes das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Terreiros do Piauí, além de lançar guias estratégicos, como o Guia para Criação de Ouvidorias Setoriais, o Guia do Perfil do Ouvidor e o Guia de Linguagem Simples.

Entre os destaques de 2025 estão ainda a realização do I Seminário de Ouvidorias Públicas do Piauí, o III Concurso de Boas Práticas em Ouvidoria Pública, o II Concurso de Fotografia da OGE-PI, a conquista do Selo Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e a inclusão da OGE-PI na Câmara Técnica do Trabalho Digno.

Confira o Boletim completo. 

Compartilhar: