O Projeto visa formar estudantes conscientes e participativos, fortalecendo o papel da ouvidoria no ambiente escolar.
Nesta terça-feira (9), o ouvidor-geral do estado do Piauí, Raimundo Dutra, reuniu-se com o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, para discutir a implementação do projeto “Ouvidoria na Escola”. A iniciativa busca proporcionar aos estudantes das escolas públicas estaduais uma compreensão sobre o papel e as atribuições da ouvidoria, promovendo a cidadania ativa e a participação social.
O principal objetivo do projeto é promover a conscientização dos estudantes, de forma que possam exercer sua cidadania de modo participativo e pleno. Ao conhecerem os diferentes tipos de manifestação e as atribuições da ouvidoria, os alunos serão incentivados a utilizar esses canais de comunicação para expressar suas demandas, sugestões e preocupações de maneira construtiva. “Nosso intuito é promover ações formativas e informativas que garantam aos estudantes o conhecimento necessário para compreender e utilizar a ouvidoria. Queremos que eles saibam que têm um espaço seguro para se expressarem e que suas vozes serão ouvidas,” destacou Raimundo Dutra durante a reunião.
A ouvidoria funciona como um instrumento de comunicação entre os estudantes e a instituição de ensino, permitindo que eles façam solicitações, reclamações, sugestões, denúncias ou elogios. No entanto, muitos estudantes desconhecem a existência desse serviço ou têm uma compreensão limitada de suas funções. Ao proporcionar informações sobre a ouvidoria, o projeto busca prevenir problemas, promover um ambiente escolar harmonioso e incentivar uma cultura de participação cidadã. “É essencial que os estudantes entendam que a ouvidoria está aqui para apoiá-los. Queremos construir uma relação de confiança e transparência entre a escola e os alunos, fortalecendo o sistema educacional como um todo,” afirmou o secretário Washington Bandeira.
Com essa parceria, a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação buscam transformar a experiência educacional dos estudantes, promovendo uma educação cidadã que valorize a participação ativa e a construção de uma sociedade mais justa e democrática.