A iniciativa promove a cidadania e a participação social dos estudantes, fortalecendo o diálogo e a governança nas escolas públicas.
A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizaram, nesta quinta-feira (17), a quarta edição do Projeto “Ouvidoria na Escola”, no Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Domício Magalhães de Melo, em Teresina. A ação visa despertar nos jovens a consciência sobre cidadania, seus direitos e deveres, além de ressaltar a importância da participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Ao incentivar o uso dos canais de ouvidoria, o projeto coloca os alunos como protagonistas nas melhorias da comunidade escolar, desenvolvendo um entendimento mais profundo sobre o papel da Ouvidoria e a importância de um diálogo aberto e transparente.
Raimundo Dutra, ouvidor-geral do Estado, destacou o impacto da iniciativa para a formação cidadã. “A Ouvidoria é um espaço de escuta e acolhimento. Os estudantes têm nas mãos uma ferramenta poderosa para promover mudanças positivas, não só na escola, mas em toda a sociedade. Esse projeto é fundamental para que os jovens percebam que são agentes ativos de transformação social”, afirmou o ouvidor.
O diretor do CETI Domício Magalhães de Melo, professor Marcel Fernando, também ressaltou a importância do projeto para a comunidade escolar. “Este projeto traz aos nossos estudantes a oportunidade de vivenciar a cidadania de forma prática, mostrando que suas opiniões e demandas são valorizadas e que eles podem, sim, transformar o ambiente em que vivem. A Ouvidoria fortalece esse sentimento de pertencimento e responsabilidade social”, destacou Marcel.
Com canais de ouvidoria amplamente acessíveis, como o Disk 162, WhatsApp (86) 99544-7924, o site ouvidoriageral.pi.gov.br, e-mail atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br, plataforma Fala.Br e os atendimentos presenciais, o Projeto “Ouvidoria na Escola” segue impactando positivamente a vida dos estudantes, promovendo o diálogo e incentivando os jovens a serem agentes de transformação em suas escolas e na sociedade.