Ouvidoria Geral do Estado – OGE

Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH)

Sobre o projeto

Objetivo Geral: Fortalecer os Sistemas de vigilância em saúde, proteção social e prestação de serviços de emprego para beneficiar a população vulnerável do estado. 

Objetivos específicos: Aumentar a capacidade de monitoramento da saúde da população do Piauí para detecção prematura de epidemias, documentação da disseminação de doenças, recomendações de medidas preventivas e de controle de ocorrência de agravos, e construção de cenários de morbidade e mortalidade; aumentar a capacidade protetiva do estado para fomentar a inclusão social e produtiva no Piauí por meio do fortalecimento da qualificação e integração dos serviços e benefícios de assistência social e de inclusão produtiva, implementar ações de vigilância alimentar e nutricional como parte da atenção primária de rotina; ampliar as medidas de prevenção e controle da desnutrição infantil e promoção de práticas alimentares saudáveis na atenção primária.

Valor: US$ 62.500.000,00, sendo US$ 50.000.000,00 – BIRD e US$ 12.500.00,00 – contrapartida do estado.

Financiador: Banco Mundial (BIRD)

Fase atual: Contratos negociados.

Público-alvo: Toda a população do estado do Piauí, com foco em ações para famílias em situação de vulnerabilidade social.

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Objetivos específicos: Aumentar a resiliência dos agricultores familiares, das comunidades rurais e dos povos e comunidades tradicionais, apoiando investimentos em tecnologias produtivas sustentáveis e inteligentes para o clima e garantindo a inclusão de raça, gênero, etnia e geração; fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural às Organizações dos Agricultores Familiares e povos e comunidades tradicionais; fortalecer a gestão dos recursos hídricos, recuperação e proteção de nascentes, prevenção, controle e manejo do incêndios florestais; apoiar a regularização ambiental rural de imóveis da agricultura familiar.

Benefícios: Estruturação física e tecnologia dos sistemas de vigilância em saúde e proteção social; apoio ao programa de transferência de renda estadual; ampliação e estruturação dos serviços de intermediação de mão de obra; segurança alimentar e nutricional de crianças.

Financiador: Operação de Crédito com financiamento do Banco internacional para a reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), realizada e coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN) no âmbito da Superintendência de Cooperação Técnico-financeira (SUTEF).

Valor: Total de US$62.500.000,00, sendo US$ 50.000.000 (80%) – BIRD e US$ 12.500.000 (20%) – Contrapartida do Estado.

Fase atual: Contratos negociados

Responsabilidades no projeto: 

• SESAPI: Fortalecer o Sistema Estadual de Vigilância em Saúde, melhorando suas estruturas e introduzindo mecanismos de coordenação e gestão da prestação de serviços, com foco em populações prioritárias e regiões/áreas do estado com serviços mais deficitários;

• SASC: Melhorar o Sistema Estadual de Proteção Social, as políticas de inclusão produtiva e as capacidades institucionais/governamentais, fortalecendo os benefícios da assistência social para aqueles que necessitam de apoio imediato, também buscará estruturar serviços para uma inclusão produtiva mais sustentável, melhorando a capacidade do estado de desempenhar um papel mais efetivo na fiscalização e apoio às atividades de proteção social e trabalhista no estado, especialmente para responder de forma mais eficaz aos choques econômicos e ambientais;

• SAF: fortalecerá os serviços produtivos da agricultura familiar, com ênfase nas práticas agrícolas sustentáveis. SEPLAN: Coordenará e articulará as ações do projeto junto às coexecutoras e os financiadores.

• SEPLAN: Coordenar e articular as ações do Projeto junto às coexecutoras e os financiadores.

Documentos que em breve estarão acessíveis ao público:

• Manual Operativo do Projeto;

• Plano de Envolvimento com as Partes interessadas (PEPI);

• Plano do Compromisso Ambiental e Social (PCAS);

• Marco de Gestão Ambiental e Social (MGAS);

• Portarias de Nomeações UCP e UIPs (a confirmar);

• Relatórios de Progresso (quando iniciar a implementação do Projeto);

• Plano de Aquisições (quando iniciar a implementação do Projeto);

• Relatórios de Auditoria Financeira (quando iniciar a implementação do Projeto).

Informações de contato dos responsáveis:

• Eduardo Andrade – Superintendente de Cooperação Técnico Financeira 

E-mail: eduardo.speeden@ouvidoriageral.pi.gov.br

• Célio de Sousa Pitanga – Diretor de Operações Externas

E-mail: celiopitanga@ouvidoriageral.pi.gov.br

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