A reunião promoveu um debate sobre a expansão da Rede Ouvir e troca de experiências entre ouvidorias.
A Rede de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí (Rede Ouvir) realizou, na manhã desta quinta-feira (07), mais uma reunião técnica com o objetivo de fortalecer e expandir as ouvidorias públicas nos municípios piauienses. O encontro aconteceu na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, e reuniu representantes de diversas instituições que integram a rede.
A reunião teve como pauta principal os encaminhamentos sobre as ouvidorias municipais, com foco em estratégias para estimular a criação e o aprimoramento desses canais de escuta cidadã nas gestões locais. Também foram discutidas propostas para a realização de um evento estadual, voltado à valorização e capacitação dos profissionais que atuam nas ouvidorias.

Durante o encontro, foram compartilhados relatos de experiências das ouvidorias da APPM e do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), destacando boas práticas e desafios enfrentados na atuação diária desses órgãos. Os participantes ainda trocaram informações relevantes sobre o cenário atual das ouvidorias no estado e alinharam os próximos passos da Rede.
O presidente da Rede Ouvir-PI e ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, reforçou a importância da mobilização contínua da rede para garantir mais eficiência, transparência e diálogo com a população. “As ouvidorias são ferramentas essenciais para a participação cidadã e a melhoria da gestão pública. Esse tipo de articulação fortalece o trabalho em rede e amplia o alcance das ações que visam garantir a escuta qualificada e o atendimento às demandas da sociedade”, destacou Dutra.

A reunião reforça o compromisso da Rede Ouvir com a construção de uma administração pública mais participativa e acessível, onde o cidadão tem voz ativa e papel fundamental na fiscalização e no aprimoramento dos serviços públicos.